Informativo Fiscal 003/2020

24/04/2020

No dia 07 de abril foi sancionada a Medida Provisória 897/19, que ficou conhecida como MP do Agro. Ela é um o conjunto de ações que visam facilitar e auxiliar o produtor rural no que se refere a concessão de empréstimos e financiamentos. A MP tem ações divididas em três grupos: taxas de juros, financiamento e crédito rural.

Algumas importantes mudanças trazidas pela MP

  • Fundo de Aval: Anteriormente a garantia de empréstimo era realizada por banco ou através de uma seguradora, em um cenário onde o nível de endividamento é alto, a criação de Fundos Garantidos Solidários (FGS) permite que produtores rurais formem grupos de forma que esses junto a bancos, governo e indústria dividam responsabilidades. Tornando possível desta forma a tomada de crédito para aquele agricultor que tenha maior dificuldade, servindo também para a renegociação de dívidas e melhora da linha de crédito.
  • CPR: Permitirá que tanto a CPR como os títulos sejam referenciados em moeda estrangeira. Desta forma o produtor tem mais flexibilidade para contratação, transparência e segurança jurídica. Assim há diminuição da tributação sobre essas operações, visto que anteriormente os produtores ficavam reféns dos juros impostos pelas tradings que pegavam dinheiro a um juro menor do que emprestava ao agricultor.
  • Patrimônio de Afetação: Atualmente o produtor pode ter dificuldade ao buscar financiamentos. Dentre as obrigações que precisa cumprir, uma delas é dar a totalidade da propriedade como garantia da dívida que está sendo contraída. Com a MP passa a ser permitido que o proprietário rural divida o imóvel ou parte dele, destinando assim apenas parte dele como garantia.
  • Cédula Imobiliária Rural (CIR): Como a MP prevê o fracionamento das propriedades rurais, a CIR passa a ser permitida como um título que representa dívida certa, líquida e exigível que pode ser emitida como garantia no patrimônio de afetação e também pode ser negociada no mercado de títulos e valores mobiliário.
  • Equalização de juros: Bancos privados que estão autorizados a operar com crédito rural, passam a poder contar com a equalização de juros. O governo cobre parte da diferença entre a taxa de juro cobrada pelo banco e a taxa efetivamente paga pelo produtor a concessão de crédito rural fique mais barato.
  • Armazéns: Através da MP do Agro foi criado o Programa para Construção e Ampliação de Armazéns (PCA). Concede financiamentos para a construção ou expansão de silos e armazéns para empresas que produzem e negociam cereais.

>> Leia também “Como funciona o crédito rural? Explicamos tudo pra você!”

Como resultado a MP do Agro, como é conhecida a MP 897/19, transformada na Lei 13.986/19 após a sanção presidencial, traz diversos benefícios para você produtor rural.

Visto que neste momento o cenário para exportação está um pouco mais difícil e em algumas regiões a estiagem afeta consideravelmente as lavouras. É importante que você converse com o seu contador e junto a ele elaborem um planejamento de gestão contábil e gerencial. Assim você passa a ter mais segurança para continuar crescendo!

 

Gestão tributária na profissionalização e crescimento do negócio rural

Receba agora mesmo o e-book e esteja preparado para os desafios fiscais e tributários no meio rural!

Imposto de renda e emissão automática de LCDPR

Com as soluções  Fiscais e Contábeis do SCADIAgro, o produtor rural atende todas as obrigações fiscais exigidas pela legislação brasileira. Através do controle financeiro, o sistema gera automaticamente toda a parte fiscal e contábil da fazenda.

Agende uma apresentação

Já estamos presentes na maior parte do território nacional.
A SCADIAgro já atende os estados do Rio Grande do Sul, Paraná, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Goiás, Minas Gerais, Maranhão, Bahia, Tocantins, Pará e Piauí.

Mande sua mensagem para nós que um de nossos consultores em breve entrará em contato com você:

Artigos relacionados

Confira os conteúdos relacionados a esta solução que preparamos especialmente para você:

Logística rural: entenda como otimizar os processos

A logística rural é, sem dúvidas, um grande diferencial competitivo para a fazenda. Quando bem trabalhada, ela faz com que...
Ferramentas de gestão

Qual a importância das informações econômicas para análise da safra?

A busca por bons resultados em uma fazenda envolve dedicação ao trabalho em diversas etapas do processo de produção. Uma...
Boas práticas
Gestão Rural #21

Universidade De Gestão Rural

Neste episódio da série Gestão Rural, conversamos com a Caroline Franco sobre a Universidade SCADIAgro! Nesta conversa com a Carol,...
Podcast

Simplificando a Gestão para o Produtor Rural

Rua Barão de Cotegipe, 443, Sala 717 – Rio Grande / RS

Agende uma apresentação

Preencha o formulário de contato abaixo agendar uma apresentação:

    Entre em contato conosco

    Preencha o formulário de contato abaixo para entrar em contato conosco:

      Agradecemos pelo seu interesse!

      Para fazer o download deste material em formato PDF, clique no botão a seguir:

      O seu material será enviado por e-mail. Caso não apareça em sua caixa de entrada, verifique as mensagens de SPAM e aproveite para classificar nossos e-mails “@scadiagro.com.br” como seguros.

      Agradecemos pelo seu interesse!

      Para fazer o download deste ebook em formato PDF, clique no botão a seguir:

      O seu e-book será enviado por e-mail. Caso não apareça em sua caixa de entrada, verifique as mensagens de SPAM e aproveite para classificar nossos e-mails “@scadiagro.com.br” como seguros.