O uso de tecnologia é cada vez mais intenso em todos os setores envolvidos na rotina humana, seja na vida pessoal, seja no trabalho. No campo não poderia ser diferente — a presença da tecnologia tem se intensificado.
As novas ferramentas chegam no mercado com o objetivo de facilitar a vida do produtor rural. A princípio, há quem pense que essas inovações têm custo muito elevado e são exclusividade de grandes grupos agropecuários. No entanto, elas estão mais acessíveis e, com planejamento, podem fazer parte da rotina de medios e pequenos produtores rurais.
Neste post, vamos falar sobre algumas novas tecnologias no meio rural e mostrar como elas podem ajudar no trabalho. Acompanhe!
Sistema de Navegação Global por Satélite
O GPS — Sistema de Posicionamento Global — é uma tecnologia bastante conhecida pelos produtores rurais, pois foi uma das primeiras a se popularizar. No entanto, o GNSS — Sistema de Navegação Global por Satélite —, por usar mais satélites, é mais preciso.
Essa tecnologia possibilita a implementação de maquinário guiado por computadores, tornando possível a utilização de máquinas autônomas no campo.
Drones
A chegada dos drones ao campo também trouxe grandes avanços para o produtor rural. Hoje eles participam de diversas etapas do processo de produção e permitem o monitoramento da lavoura em tempo real. Por meio desses equipamentos, os produtores também conseguem identificar pragas e controlar com precisão a distribuição de insumos.
Maquinário moderno
Hoje em dia, os produtores rurais, inclusive pequenos agricultores, conseguem ter acesso às máquinas modernas, como colheitadeiras e tratores. Tudo isso se torna ainda mais atrativo quando o maquinário segue a tendência da Internet das Coisas, o IoT, que conecta equipamentos à rede mundial.
Assim, é possível produzir uma quantidade maior de informações úteis ao gestor. A análise desses dados pode trazer grandes insights.
>> Baixe este Infográfico sobre Planejamento Estratégico no Agronegócio
Big Data
O Big Data é um ótimo exemplo de como as novas tecnologias no meio rural podem trazer grandes vantagens. A análise de dados já é uma realidade e se tornou uma grande aliada do produtor rural, porque ajuda a identificar e prever problemas. Alguns exemplos de adversidades que podem ser previstas a partir do uso de Big Data são a qualidade do solo, as ineficiências operacionais e as alterações climáticas.
Softwares de gestão
Já faz algum tempo que surgiu a necessidade de tratar as propriedades rurais como empresas. Essa nova realidade trouxe uma mudança positiva para os pequenos produtores que sofriam para administrar o negócio e, muitas vezes, misturavam contas pessoais com as da lavoura, por exemplo.
Com um software de gestão, dá para garantir controle total sobre todas as atividades de uma propriedade e acompanhar todos os setores, inclusive verificando falhas que podem prejudicar os resultados.
Esses softwares também ajudam a controlar a produção com informações importantes para o melhor aproveitamento das áreas, a irrigação, o uso de defensivos, a data de colheitas e outras informações valiosas para a rotina do trabalho rural.
A agricultura 4.0 utiliza novas tecnologias para potencializar a produção e é uma tendência irreversível. Se você está pensando em adotar alguma dessas práticas em sua propriedade, tenha em mente que o primeiro passo é estruturar a sua operação — ter um software de gestão é um ótimo começo.
Para saber mais sobre o SCADIagro e conhecer todas as vantagens do nosso sistema, entre em contato conosco!