Alterações realizadas no Livro Caixa Digital do Produtor Rural (LCDPR) – Leiaute 1.2

03/10/2019

O Livro Caixa Digital do Produtor Rural é a uma nova obrigação tributária a qual os produtores rurais devem estar atentos, você já sabe do que estamos falando? Se ainda não, confere este artigo que publicamos outro dia, Livro Caixa Digital do Produtor Rural.

Por se tratar de algo novo devemos estar atentos às alterações realizadas pela Receita Federal a fim de cumprirmos com os requisitos legais de entrega deste livro contábil. No dia 18 de setembro foi aprovado e publicado o leiaute 1.2 do LCDPR, nesta nova versão houveram alterações no Cadastro de Terceiros e alguns esclarecimentos a respeito do preenchimento do Demonstrativo do Resultado da Atividade Rural.

Alterações no Cadastro de Terceiros

Agora, após cada registro de imóvel, é necessário informar os terceiros que estão relacionados aquele imóvel, sejam eles condôminos, parceiros, arrendatários, etc, bem como o percentual de participação de cada produtor no imóvel em questão.

Esclarecimentos Demonstrativo do Resultado da Atividade Rural

No Demonstrativo do Resultado da Atividade Rural, na parte do arquivo onde devem estar informadas às operações que contribuíram para o resultado da atividade, os lançamentos cujos valores não passam pelas contas informadas no cadastro de contas bancárias ou seja, permuta de ativos, recursos oriundos de contas bancárias de terceiros, entre outros, devem ser registrados no LCDPR como “numerário em trânsito.”.

Todos os registros do demonstrativo do resultado da atividade rural devem estar vinculados a um imóvel, no entanto, quando a despesa corresponder a vários imóveis, deve ser atribuída a apenas um dos imóveis, preferencialmente ao principal imóvel a que o lançamento se refere.

Se a despesa for referente a uma exploração em condomínio ou parceria poderá ser utilizado o código ‘000’ no entanto a Receita Federal atenta os contribuintes para que nesses casos seja informado no histórico do registro a qual condomínio/parceria/imóvel que se refere.

Houve também esclarecimento sobre outra dúvida que muitos estavam se questionando, as informações de salários. Foi esclarecido que os salários podem ser informados com o CPF de cada funcionário ou pela sua totalidade utilizando o CPF do produtor rural.

Atenção: Todos os lançamentos realizados no Demonstrativo do Resultado da Atividade Rural devem respeitar o registro de participação de cada produtor informado no cadastro de imóveis.. Todas às alterações do LCDPR você pode conferir diretamente no site da Receita Federal, só acessar esse link: LCDPR Receita Federal

Manual prático do LCDPR

Manual prático do Livro Caixa Digital do Produtor Rural.

Imposto de renda e emissão automática de LCDPR

Com as soluções  Fiscais e Contábeis do SCADIAgro, o produtor rural atende todas as obrigações fiscais exigidas pela legislação brasileira. Através do controle financeiro, o sistema gera automaticamente toda a parte fiscal e contábil da fazenda.

Agende uma apresentação

Já estamos presentes na maior parte do território nacional.
A SCADIAgro já atende os estados do Rio Grande do Sul, Paraná, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Goiás, Minas Gerais, Maranhão, Bahia, Tocantins, Pará e Piauí.

Mande sua mensagem para nós que um de nossos consultores em breve entrará em contato com você:

Artigos relacionados

Confira os conteúdos relacionados a esta solução que preparamos especialmente para você:

Logística rural: entenda como otimizar os processos

A logística rural é, sem dúvidas, um grande diferencial competitivo para a fazenda. Quando bem trabalhada, ela faz com que...
Ferramentas de gestão

Qual a importância das informações econômicas para análise da safra?

A busca por bons resultados em uma fazenda envolve dedicação ao trabalho em diversas etapas do processo de produção. Uma...
Boas práticas
Gestão Rural #21

Universidade De Gestão Rural

Neste episódio da série Gestão Rural, conversamos com a Caroline Franco sobre a Universidade SCADIAgro! Nesta conversa com a Carol,...
Podcast

Simplificando a Gestão para o Produtor Rural

Rua Barão de Cotegipe, 443, Sala 717 – Rio Grande / RS

Agende uma apresentação

Preencha o formulário de contato abaixo agendar uma apresentação:

    Entre em contato conosco

    Preencha o formulário de contato abaixo para entrar em contato conosco:

      Agradecemos pelo seu interesse!

      Para fazer o download deste material em formato PDF, clique no botão a seguir:

      O seu material será enviado por e-mail. Caso não apareça em sua caixa de entrada, verifique as mensagens de SPAM e aproveite para classificar nossos e-mails “@scadiagro.com.br” como seguros.

      Agradecemos pelo seu interesse!

      Para fazer o download deste ebook em formato PDF, clique no botão a seguir:

      O seu e-book será enviado por e-mail. Caso não apareça em sua caixa de entrada, verifique as mensagens de SPAM e aproveite para classificar nossos e-mails “@scadiagro.com.br” como seguros.