Quais são as vantagens de ter um software de gestão agrícola?

14/12/2021
Quais são as vantagens de ter um software de gestão agrícola?

Muitos produtores e gestores do segmento rural têm receio de investir em ferramentas tecnológicas, pois acham que elas vão substituir a sua relevância no negócio. Mas a intenção desse tipo de solução é completamente diferente. Sua principal função é conceder conhecimento e potencializar a performance das tarefas do campo.

Ou seja, o software de gestão agrícola existe para apontar caminhos estratégicos a fim de complementar as operações diárias que envolvem tanto o cultivo quanto as pessoas e os recursos (insumos, equipamentos e maquinários) envolvidos nos processos. Conheça todas as vantagens dessa solução a seguir e o seu potencial no auxilio para gerenciamento das operações do campo.

O que é e como funciona o software de gestão agrícola?

O sistema de gestão agrícola pode ser definido como um conjunto de funcionalidades cujo objetivo é ajudar no gerenciamento de toda a produção rural (de ponta a ponta), desde as etapas de planejamento, plantio, manejo, colheita e comercialização passando pelo controle financeiro e de estoque.

Essa ferramenta está cada vez mais presente nas propriedades rurais, graças às informações precisas e em tempo real. Com ela, é possível otimizar as comunicações internas e externas e coletar dados relevantes para a gestão da fazenda, seja ela de pequeno, médio ou grande porte. Tudo é feito com poucos cliques, que por conectar informações de diversos locais entregam relatórios completos e precisos para auxiliar no momento da tomada de decisão.

Quais são as vantagens?

A agricultura 4.0 é um cenário que integra diversas demandas e procedimentos da cadeia produtiva a partir de ferramentas tecnológicas. Assim, um software de gestão agrícola é essencial para atingir todo potencial das operações do campo.

Essa solução é comum em quase todos os segmentos de negócios, pois simplifica o gerenciamento. O resultado desse investimento está direcionado ao aumento da lucratividade e da rentabilidade além de auxiliar na obtenção de benefícios competitivos para o produtor, lhe possibilitando um maior gerenciamento de seus custos.

No entanto, quais funcionalidades o programa apresenta e como trabalha para tornar as atividades rurais mais rentáveis e lucrativas? Pensando em responder a essa questão, elaboramos este conteúdo. Nele, você entenderá como é possível otimizar os processos da fazenda com o auxílio dessa solução. Continue a leitura!

Gera informações precisas e rápidas

Uma fazenda só prospera quando lida com informações completas e detalhadas. Com essa ferramenta digital, é possível manter seus dados sempre atualizados e dessa maneira, você e a sua equipe conseguem localizar e ajustar possíveis gargalos produtivos.

Além disso, por meio desse programa, a cadeia operacional fica mais integrada, garantindo que departamentos e setores se comuniquem com facilidade, o que favorece a correção de erros logo no começo.

Otimiza processos

Ao levantar informações relevantes sobre a área plantada, os equipamentos e utilização dos insumos, é possível saber quais os processos que não estão gerando resultados satisfatórios para atingir os objetivos do seu negócio.

Isso evita que haja aplicação de defensivos e fertilizantes de forma desnecessária, amenizando custos e desperdícios. Sem falar que a utilização da agricultura digital aliada à agricultura de precisão permite que esses dados sejam ainda mais bem aproveitados, localizando quais áreas dentro da fazenda necessitam ou não de manejo diferente, o que evita a aplicação de recursos onde não é necessário.

Permite um controle financeiro completo

A gestão financeira é um grande desafio para o produtor rural. Mas, felizmente, essa demanda é solucionada pelo sistema de gestão agrícola com eficiência. Conheça as atividades que podem ser realizadas com o auxílio dessa solução tecnológica:

  • controle de contas a pagar e a receber;
  • conciliação bancária;
  • elaboração do fluxo de caixa e de demandas financeiras estratégicas, como custos por hectare e por unidade produtiva, retorno sobre o investimento etc.;
  • gestão fiscal da fazenda a fim de mantê-la de acordo com as obrigações do fisco, como apuração de tributos e envio de declarações, como o LCDPR, e demonstrativos contábeis.

Outro diferencial é a apuração de resultados. Com ela, você controla os seus gastos e coleta informações valiosas para definir o momento ideal para comprar insumos ou vender a produção.

Oferece maior segurança financeira da safra

Com todos os relatórios e informações em mãos, você consegue montar um plano estratégico antes mesmo de iniciar a safra a fim de planejar e identificar gastos desnecessários, corrigindo-os e estabelecendo a margem de lucro ao final da colheita.

Esse sistema ainda pode mostrar ao produtor a melhor hora para adquirir insumos, bem como oferecer apoio técnico para realizar ou não determinados investimentos, conforme a situação financeira, fiscal e a viabilidade da propriedade.

Identificar a produtividade dos talhões

Identificar a produtividade dos talhões é algo que um sistema de gestão pode lhe auxiliar, pois através do cruzamento de informações entre quantidade produzida e custo de produção, ele consegue comparar com as demais áreas de cultivo. Assim, você e seus parceiros têm mais clareza sobre o volume necessário fertilizantes, irrigação e defensivos para conseguir os melhores resultados, como o aumento da produção e a redução de custos.

Como visto no conteúdo, um bom software de gestão agrícola tem tudo para facilitar a rotina da propriedade rural. Com ele, é possível aumentar sua rentabilidade e transformar o gerenciamento operacional, garantindo um crescimento mais competitivo e sustentável.

Entretanto, vale levantar quais são as suas demandas e as necessidades para fazer a escolha correta da ferramenta. O ideal é fechar contrato de uso com uma marca fornecedora que ofereça uma solução integrada (financeiro, fiscal e resultados), suporte de qualidade e treinamentos específicos para que você possa tirar maior proveito desse investimento.

Este conteúdo foi útil para você? Então acesse agora nosso Infográfico sobre Planejamento Estratégico Rural.

Planejamento Estratégico No Agronegócio

Um material prático para você aplicar o planejamento estratégico na fazenda.

Gestão Financeira, Gerencial e Fiscal para produtores rurais

Com o SCADIAgro Software de Gestão, você pode controlar os custos de suas atividades de forma integrada, atendendo às necessidades de controle financeiro, gerencial (custos e resultado) e fiscal.

Agende uma apresentação

Já estamos presentes na maior parte do território nacional.
A SCADIAgro já atende os estados do Rio Grande do Sul, Paraná, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Goiás, Minas Gerais, Maranhão, Bahia, Tocantins, Pará e Piauí.

Mande sua mensagem para nós que um de nossos consultores em breve entrará em contato com você:

Artigos relacionados

Confira os conteúdos relacionados a esta solução que preparamos especialmente para você:

Aqui estão 3 maneiras fáceis de se preparar para a Nota Fiscal Eletrônica em 2024

Produtor Rural, você precisa começar a usar a Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) em 2024. Isso pode parecer difícil, mas eu...
Sem categoria
Gestão Rural #47

Eco Do Passado

Neste episódio da série Gestão Rural, conversamos com o Antônio da Luz, sobre dificuldades financeiras por conta da quebra de...
Boas práticas
Gestão Rural #46

Um olho no peixe, outro no gato!

Neste episódio da série Gestão Rural, conversamos com a Marina Piccini, sobre a importância de compreender as particularidade do agronegócio...
Boas práticas

Agende uma apresentação

Preencha o formulário de contato abaixo agendar uma apresentação:

      Entre em contato conosco

      Preencha o formulário de contato abaixo para entrar em contato conosco:

          Agradecemos pelo seu interesse!

          Para fazer o download deste material em formato PDF, clique no botão a seguir:

          O seu material será enviado por e-mail. Caso não apareça em sua caixa de entrada, verifique as mensagens de SPAM e aproveite para classificar nossos e-mails “@scadiagro.com.br” como seguros.

          Agradecemos pelo seu interesse!

          Para fazer o download deste ebook em formato PDF, clique no botão a seguir:

          O seu e-book será enviado por e-mail. Caso não apareça em sua caixa de entrada, verifique as mensagens de SPAM e aproveite para classificar nossos e-mails “@scadiagro.com.br” como seguros.