Muitos produtores e gestores do segmento rural têm receio de investir em ferramentas tecnológicas, pois acham que elas vão substituir a sua relevância no negócio. Mas a intenção desse tipo de solução é completamente diferente. Sua principal função é conceder conhecimento e potencializar a performance das tarefas do campo.
Ou seja, o software de gestão agrícola existe para apontar caminhos estratégicos a fim de complementar as operações diárias que envolvem tanto o cultivo quanto as pessoas e os recursos (insumos, equipamentos e maquinários) envolvidos nos processos. Conheça todas as vantagens dessa solução a seguir e o seu potencial no auxilio para gerenciamento das operações do campo.
O que é e como funciona o software de gestão agrícola?
O sistema de gestão agrícola pode ser definido como um conjunto de funcionalidades cujo objetivo é ajudar no gerenciamento de toda a produção rural (de ponta a ponta), desde as etapas de planejamento, plantio, manejo, colheita e comercialização passando pelo controle financeiro e de estoque.
Essa ferramenta está cada vez mais presente nas propriedades rurais, graças às informações precisas e em tempo real. Com ela, é possível otimizar as comunicações internas e externas e coletar dados relevantes para a gestão da fazenda, seja ela de pequeno, médio ou grande porte. Tudo é feito com poucos cliques, que por conectar informações de diversos locais entregam relatórios completos e precisos para auxiliar no momento da tomada de decisão.
Quais são as vantagens?
A agricultura 4.0 é um cenário que integra diversas demandas e procedimentos da cadeia produtiva a partir de ferramentas tecnológicas. Assim, um software de gestão agrícola é essencial para atingir todo potencial das operações do campo.
Essa solução é comum em quase todos os segmentos de negócios, pois simplifica o gerenciamento. O resultado desse investimento está direcionado ao aumento da lucratividade e da rentabilidade além de auxiliar na obtenção de benefícios competitivos para o produtor, lhe possibilitando um maior gerenciamento de seus custos.
No entanto, quais funcionalidades o programa apresenta e como trabalha para tornar as atividades rurais mais rentáveis e lucrativas? Pensando em responder a essa questão, elaboramos este conteúdo. Nele, você entenderá como é possível otimizar os processos da fazenda com o auxílio dessa solução. Continue a leitura!
Gera informações precisas e rápidas
Uma fazenda só prospera quando lida com informações completas e detalhadas. Com essa ferramenta digital, é possível manter seus dados sempre atualizados e dessa maneira, você e a sua equipe conseguem localizar e ajustar possíveis gargalos produtivos.
Além disso, por meio desse programa, a cadeia operacional fica mais integrada, garantindo que departamentos e setores se comuniquem com facilidade, o que favorece a correção de erros logo no começo.
Otimiza processos
Ao levantar informações relevantes sobre a área plantada, os equipamentos e utilização dos insumos, é possível saber quais os processos que não estão gerando resultados satisfatórios para atingir os objetivos do seu negócio.
Isso evita que haja aplicação de defensivos e fertilizantes de forma desnecessária, amenizando custos e desperdícios. Sem falar que a utilização da agricultura digital aliada à agricultura de precisão permite que esses dados sejam ainda mais bem aproveitados, localizando quais áreas dentro da fazenda necessitam ou não de manejo diferente, o que evita a aplicação de recursos onde não é necessário.
Permite um controle financeiro completo
A gestão financeira é um grande desafio para o produtor rural. Mas, felizmente, essa demanda é solucionada pelo sistema de gestão agrícola com eficiência. Conheça as atividades que podem ser realizadas com o auxílio dessa solução tecnológica:
- controle de contas a pagar e a receber;
- conciliação bancária;
- elaboração do fluxo de caixa e de demandas financeiras estratégicas, como custos por hectare e por unidade produtiva, retorno sobre o investimento etc.;
- gestão fiscal da fazenda a fim de mantê-la de acordo com as obrigações do fisco, como apuração de tributos e envio de declarações, como o LCDPR, e demonstrativos contábeis.
Outro diferencial é a apuração de resultados. Com ela, você controla os seus gastos e coleta informações valiosas para definir o momento ideal para comprar insumos ou vender a produção.
Oferece maior segurança financeira da safra
Com todos os relatórios e informações em mãos, você consegue montar um plano estratégico antes mesmo de iniciar a safra a fim de planejar e identificar gastos desnecessários, corrigindo-os e estabelecendo a margem de lucro ao final da colheita.
Esse sistema ainda pode mostrar ao produtor a melhor hora para adquirir insumos, bem como oferecer apoio técnico para realizar ou não determinados investimentos, conforme a situação financeira, fiscal e a viabilidade da propriedade.
Identificar a produtividade dos talhões
Identificar a produtividade dos talhões é algo que um sistema de gestão pode lhe auxiliar, pois através do cruzamento de informações entre quantidade produzida e custo de produção, ele consegue comparar com as demais áreas de cultivo. Assim, você e seus parceiros têm mais clareza sobre o volume necessário fertilizantes, irrigação e defensivos para conseguir os melhores resultados, como o aumento da produção e a redução de custos.
Como visto no conteúdo, um bom software de gestão agrícola tem tudo para facilitar a rotina da propriedade rural. Com ele, é possível aumentar sua rentabilidade e transformar o gerenciamento operacional, garantindo um crescimento mais competitivo e sustentável.
Entretanto, vale levantar quais são as suas demandas e as necessidades para fazer a escolha correta da ferramenta. O ideal é fechar contrato de uso com uma marca fornecedora que ofereça uma solução integrada (financeiro, fiscal e resultados), suporte de qualidade e treinamentos específicos para que você possa tirar maior proveito desse investimento.
Este conteúdo foi útil para você? Então acesse agora nosso Infográfico sobre Planejamento Estratégico Rural.