Onde pode ser encontrado?
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Como funciona o relatório
O Livro Diário é um livro contábil onde são informadas todas as movimentações que envolvem valor, podendo ser modificativas ou permutativas. Nesse livro, são lançados, dia a dia, os fatos contábeis em partidas dobradas, ou seja, todos os créditos e débitos deverão sempre ter resultados iguais.
Abaixo, pode ser vista a tela responsável por configurar o relatório:
Configurações do relatório
Será definido qual será o período de tempo do relatório, preenchendo data inicial e final, escolhemos o número do Livro e da Página que o relatório irá começar, será exibida no rodapé.
- Usar formato formal (sem cores e imagens): se estiver marcada faz com que o relatório venha em preto e branco e sem logo, esta emissão é utilizada geralmente para envio formação da documentação.
Em seguida, escolhemos o proprietário e contrato ou deixamos em branco, lembrando que, ao deixar o campo proprietário e contrato em branco, o relatório será gerado para todos os proprietários e aparecerá a movimentação de todos os contratos.
- Omitir data duplicada, isto é, quando existem vários lançamentos para um dia (exemplo: 28/01), aparecerá somente na primeira linha a data.
Apresentação das informações no relatório
- Data: refere-se a data foi informada no lançamento realizado no sistema;
- Conta: refere-se a conta informada no lançamento realizado;
- Histórico: refere-se ao histórico informado no lançamento;
- Débitos: refere-se aos lançamentos realizados no sistema, terá valor informado nesta coluna nos seguintes casos:
- Contas do ativo: quando tiver algum lançamento de entrada irá aparecer um débito;
- Contas do passivo: quando tiver algum lançamento de saída irá aparecer um débito;
- Contas de despesas: quando tiver algum lançamento de entrada irá aparecer um débito;
- Contas de receitas: quando tiver algum lançamento de saída irá aparecer um débito.
- Créditos: refere-se aos lançamentos realizados no sistema, terá valor informado nesta coluna nos seguintes casos:
- Contas do ativo: quando tiver algum lançamento de saída irá aparecer um crédito;
- Contas do passivo: quando tiver algum lançamento de entrada irá aparecer um crédito;
- Contas de despesas: quando tiver algum lançamento de saída irá aparecer um crédito;
- Contas de receitas: quando tiver algum lançamento de entrada irá aparecer um crédito.
Abaixo, pode ser visualizado a emissão do relatório.
Análise das informações
Como visto no início dessa página, existe um parâmetro que pode causar alteração, é a caixinha Trabalha com Proprietários que é encontrada no caminho Especiais > Implantação. Quando ela está marcada não existe alteração, entretanto quando está desmarcada, o campo “Proprietário” fica desativado.
O relatório demonstra exatamente como o lançamento foi exportado para a contabilidade, auxiliando assim na conferência para identificar possíveis erros de lançamentos, por exemplo, informado uma conta de débito/crédito errada.