Base de conhecimento, Dúvidas frequentes

Relatório LCDPR > Gerar LCDPR

Onde pode ser encontrado?  

  • Módulo Contabilidade> Relatórios > LCDPR > Gerar LCDPR 

 

Como funciona o relatório 

O principal objetivo do LCDPR é demonstrar todas as receitas e despesas da atividade rural separada por proprietário, levando em consideração os percentuais informados nos contratos lançados no sistema (cadastros básicos). 

Abaixo, pode ser vista a tela responsável por configurar o relatório: 

 

Configurações do relatório 

Proprietário é um campo obrigatório, você vai conseguir gerar apenas um relatório para cada proprietário, não há agrupamento/visualização de informações entre proprietários. 

Na sequência terá 3 opções para gerar as informações no relatório:  

Exemplo de 2 lançamentos realizados no caixa/bancos, um de recebimento com desconto e outro de pagamento com desconto e a seguir o comportamento de cada um utilizando cada uma das opções de filtros disponíveis:

Vale lembrar que as informações no LCDPR irão distribuídas conforme os percentuais de cada proprietário informado no contrato vigente (neste mesmo módulo > cadastros > contrato). Segue tela do percentual do proprietário que utilizei para emissão do relatório:

  • Total de receitas e despesas por documento: apresenta uma linha com o total das receitas, e outra com o total das despesas para cada documento; 
  • Todos os lançamentos sem agrupamento: apresenta todos os lançamentos sem nenhum agrupamento, apenas ordenados por documento; 
  • Líquido por documento: apresenta apenas o valor líquido do documento (receitas – despesas); 

É obrigatório informar o período que deseja consultar; 

Indicador de início do período:  

  • ( 0 ) Regular (início no primeiro dia do ano) 
  • ( 1 ) Abertura (início de atividades no ano-calendário) 
  • ( 2 ) Início de obrigatoriedade da escrituração no curso do ano-calendário) 

Indicador de situação especial (configuração padronizada conforme layout do LCDPR): 

  • ( 0 ) Normal 
  • ( 1 ) Falecimento 
  • ( 2 ) Espólio 
  • ( 3 ) Saída definitiva do país 

Data da situação especial: caso seja informado uma opção anterior diferente de (0), deverá ser informada a data neste campo; 
Forma de apuração (configuração padronizada conforme layout do LCDPR): 

  • ( 1 ) Livro Caixa 
  • ( 2 ) Apuração do lucro pelo art. 5º – Lei 9023/1990 (arbitrado ou pelo resultado) 

Contador: responsável pela parte contábil da empresa, e essa informação é obrigatória no LCDPR. 

Gerar arquivo para envio à Receita Federal: Marcando essa opção o sistema irá criar o arquivo para envio à Receita Federal. Além disso, também irá criar um backup com as informações que originaram os dados. Sendo assim, esse processo pode levar vários minutos até ser concluído (documento em txt que é transmitido pelo E-CAC).  
Você também terá que informar o local onde será armazenado o arquivo. 

Apresentação das informações no relatório 

As informações virão na seguinte ordem: 

– Inconsistências – erros e avisos 

– Registro 0000 – Abertura do arquivo digital e identificação da pessoa física 

 – Registro 0010 – Parâmetros de tributação 

– Registro 0030 – Dados cadastrais do contribuinte 

– Registro 0040 – Cadastro dos imóveis rurais 

– Registro 0045 – Cadastro de terceiro 

– Registro 0050 – Cadastro das contas bancárias do produtor rural 

– Registro Q100 – Demonstrativo do resultado da atividade rural (toda a movimentação do proprietário) 

 

  • Data: refere-se a data de lançamento do documento; 
  • Reg040: refere-se à propriedade vinculada à IE que foi informada no lançamento; 
  • Reg050: refere-se à conta bancária informada no lançamento; 
  • Documento: refere-se ao número/nome do documento;
  • Tipo de documento: refere-se ao tipo de documento informado no momento do lançamento; 
  • Histórico: refere-se ao histórico informado no lançamento; 
  • Participante: refere-se ao cliente/fornecedor/credor; 
  • Tipo de lançamento: refere-se ao tipo de lançamento informado no momento do lançamento; 
  • Valor de entrada: este campo preenchido com algum valor indica que houve movimentação de entrada referente ao documento em questão; 
  • Valor de saída: este campo preenchido com algum valor indica que houve movimentação de saída referente ao documento em questão; 
  • Saldo: refere-se ao saldo acumulado após a transação realizada. 

– Registro Q200 – Resumo mensal do demonstrativo do resultado da atividade rural 

– Registro 9999 – Identificação do signatário do LCDPR (dados do contador)  

Abaixo podemos visualizar o txt gerado: 

Análise das informações  

Como visto no início dessa página, existe um parâmetro que pode causar alteração, é a caixinha Trabalha com Proprietários que é encontrada no caminho Especiais > Implantação. Quando ela está marcada não existe alteração, entretanto quando está desmarcada, aparecerá uma mensagem informativa conforme imagem a seguir e não terá o campo proprietário para seleção. 

O LCDPR é uma obrigação acessória na qual o produtor rural (pessoa física) precisa enviar para o Fisco toda escrituração de todos os seus registros contábeis. 

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