Base de conhecimento, Dúvidas frequentes

Relatório Extrato Bancário

O relatório Extrato Bancário tem o objetivo de auxiliar na conciliação bancária, ajudar no acompanhamento dos cheques pendentes  e mostrar exatamente como está os saldos do banco . É o espelho do extrato do banco.

 


Onde pode ser encontrado?

  •  Módulo CAIXA/BANCOS > Relatório > Extrato Bancário

 

Configuração do relatório 

  • Conta: referem-se as contas configuradas nos cadastros de Caixa/Bancos. 

  •  Data inicial e final:  É o período que deseja visualizar a movimentação de determinada conta.

 


  • Integralizar limite: 
    • Marcado: Irá apresentar no relatório o limite informado no cadastro da conta.( caso contenha essa informação no cadastro da conta).
    • Desmarcado: não apresentará limite.
Relatório gerado com o box “integralizar limite” selecionado

  • Listar documentos em débito em conta: 
    • Marcado: irá apresentar lançamentos que em seus lançamentos foram informado que seria “débito em conta” , assim como ao gerar o relatório deverá indicar a conta que foi informado no campo “conta pagadora”.
    • Desmarcado: não apresentará esses lançamentos.

  • Dias a partir da data final : Tem relação com o filtro “listar documentos em débito em conta” deve ser preenchido os dias quando for selecionado essa opção.
    • Marcado: irá trazer os lançamentos pendentes que foi indicado “débito automático”.
    • Desmarcado: não trará os lançamentos em débito automático.

 


  • Realizar totalização diária :
    • Marcado: irá apresentar o total de entrada e saída por dia, além do total geral.
    • Desmarcado: apresentará somente o total geral.

 


  • Detalhar lançamento:
    • Marcado: traz o histórico  e apresenta os itens dos lançamentos.
    • Desmarcado: não traz o detalhamento dos itens.

 


  • Mostrar data de vencimento dos cheques: 
    • Marcado: mostrará a data de vencimento do cheque que foi indicada no ato do pagamento/recebimento.
    • Desmarcado: não evidenciará essa informação.

Observação: Só mostrará a data de vencimento do cheque, se o lançamento não estiver conciliado.

 

 


 

Apresentação das informações do relatório:

 

  • Data: refere-se a data de conciliação do lançamento.
  • Cheque: é o número do cheque informado no ato do  pagamento ou recebimento.
  • Histórico: é a observação alocada no lançamento.
  • Entrada/Saída: são os valores referente aos recebimentos e pagamentos.
  • Saldo: é o valor que restou na conta após as movimentações de pagamento/recebimento.
  • Data lanç.: Refere-se a data em que ocorreu o pagamento/recebimento
  • Lançamentos Futuros ( não conciliados): Referem-se aos lançamentos que já foram pago/recebido , entretanto não foram conciliados.
  • Lançamentos Futuros ( débito em conta): são os lançamentos que ainda não ocorrem , mas que foram indicados que seriam débito em conta.

 


Analise das informações

No extrato bancário são dispostos duas datas , a data em que realizou o pagamento/recebimento no sistema , e a data em que foi conciliado, na qual é indicador de que houve a conferência dos lançamentos do sistema com o extrato do banco  apontando o dia correto em que ocorreu o desembolso ou entrada de recursos no caixa.

Ele organiza as informações pela ordem da data de conciliação, que no caso é primeira coluna do relatório , e a última coluna “data lanç.” refere-se a data em que ocorreu o pagamento ou recebimento.

Além disso ele lista na linha “ lançamentos futuros ( não conciliados )” todos os lançamentos que foram realizadas as baixas , mas que ainda não foram conferidos , ou seja, não foram conciliados. Logo, todos os lançamentos que não estão conciliados serão apresentado de forma separada aos que já foram conciliados.


Ao gerar o relatório com a opção integralizar limite além de evidenciar o limite indicado no cadastro da conta, o relatório apresentará o que tem disponível conflitando saldo X limite. 

 

 


Ao gerar para listar documentos em débito em conta o sistema trará as informações de lançamentos futuros a contar da data final indicada no filtro do relatório.  Lembrando que essa opção trará somente os lançamentos que foram indicado ser débito em conta .

Exemplo: se o relatório tem como data final dia 21/08 e é indicado para trazer lançamentos de 11 dias, no relatório estará disposto lançamentos que vencerão até o dia 01/09.

Observação: Apesar dos lançamentos estarem indicados “ débito automático” o sistema não faz o processo automaticamente, assim, é necessário realizar a baixa desses lançamentos conforme ocorre normalmente nos demais lançamentos.


Quando o relatório for gerado para mostrar a data de vencimento dos cheques , elas somente aparecerão se o lançamento não estiver conciliado , caso contrário a informação será disposta igual foi evidenciado anteriormente, e por não está conciliado também aparecerá abaixo da linha “ lançamentos futuros ( não conciliados ) ”

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