Produtividade e lucratividade são a mesma coisa? Confira aqui

06/11/2019

O sucesso de qualquer tipo de negócio está relacionado ao lucro que ele produz, certo? No meio rural, não é diferente. No entanto, é preciso entender que grande produtividade nem sempre é sinônimo de lucro

Em uma safra, podem ter havido custos e despesas que passaram despercebidos, números que não foram contabilizados e dados distorcidos. Por isso, mesmo que uma propriedade tenha alcançado uma produtividade expressiva, ela não obteve lucro necessariamente.

Neste artigo, vamos mostrar a diferença entre produtividade e lucratividade numa propriedade rural. Continue a leitura!

Qual a diferença entre produtividade e lucratividade?

Como já foi dito anteriormente, produtividade e lucratividade não são a mesma coisa. A primeira está relacionada ao desempenho das atividades agrícolas ou pecuárias na safra, enquanto a segunda tem a ver com o saldo entre as receitas e despesas das atividades.

Alguns produtores rurais trabalham com metas de produtividade que, quando alcançadas, são motivo de grande orgulho. É claro que esse índice interfere diretamente na receita da lavoura, mas ele nem sempre é sinal de lucro — que é o objetivo de qualquer negócio.

Isso acontece porque o aumento da produtividade geralmente está relacionado ao aumento dos custos. Para se produzir mais, é preciso fazer mais investimentos, sejam em insumos, equipamentos ou mão de obra. No final das contas, se esse incremento nos custos for maior do que o aumento na receita, a produção pode até aumentar, mas o lucro diminuirá.

Como calcular o lucro de um negócio?

Para calcular o lucro de uma safra, é necessário conhecer tanto a receita quanto os custos reais da produção. E, quando falamos nisso, não estamos nos referindo apenas aos gastos com insumos — chegar a esse número não é tão simples quanto somar os valores das notas fiscais.

Para obter dados reais, é preciso considerar os custos operacionais de toda a propriedade, como transporte, armazenagem, impostos, seguros, juros de financiamento, manutenções, folha de pagamento, despesas administrativas, pró-labore, dentre outros.

Com esses números todos documentados, você conseguirá chegar aos seus índices de lucratividade e avaliar a viabilidade econômica de sua propriedade baseado no lucro, e não somente na produtividade

Como tornar minha produção mais lucrativa?

Como você já sabe, uma propriedade rural deve ser orientada pela lucratividade e não necessariamente por alta produtividade — afinal, o foco no segundo ponto pode gerar gastos desnecessários. Às vezes, uma produção baixa tem menos riscos e gera mais lucro.

O primeiro passo para trabalhar orientado por lucratividade é enxergar o negócio agrícola como uma empresa. Isso quer dizer que as decisões devem ser tomadas com base em dados, com o apoio de sistemas de gestão e ferramentas de planejamento.

Além disso, também é preciso estabelecer metas, ter colaboradores motivados e treinados, planejar a comercialização da produção e investir em manutenção.

Agora que você já sabe a diferença entre produtividade e lucratividade, o que acha que deve priorizar nos negócios? Será que vale a pena investir cegamente em grandes produtividades mesmo que ela não traga o lucro esperado? Refletir constantemente sobre esse e outros pontos que envolvam a gestão de uma propriedade rural torna o negócio mais sustentável e eficiente economicamente e pode trazer novas perspectivas para o produtor.

Gostou deste conteúdo? Compartilhe o post nas redes sociais e ajude seus amigos a entender melhor a diferença entre produtividade e lucratividade!

Como Funciona o Crédito para o Produtor Rural?

Garanta agora mesmo este material e compartilhe com quem precisa dele!

Gestão Financeira, Gerencial e Fiscal para produtores rurais

Com o SCADIAgro Software de Gestão, você pode controlar os custos de suas atividades de forma integrada, atendendo às necessidades de controle financeiro, gerencial (custos e resultado) e fiscal.

Agende uma apresentação

Já estamos presentes na maior parte do território nacional.
A SCADIAgro já atende os estados do Rio Grande do Sul, Paraná, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Goiás, Minas Gerais, Maranhão, Bahia, Tocantins, Pará e Piauí.

Mande sua mensagem para nós que um de nossos consultores em breve entrará em contato com você:

Artigos relacionados

Confira os conteúdos relacionados a esta solução que preparamos especialmente para você:

Logística rural: entenda como otimizar os processos

A logística rural é, sem dúvidas, um grande diferencial competitivo para a fazenda. Quando bem trabalhada, ela faz com que...
Ferramentas de gestão

Qual a importância das informações econômicas para análise da safra?

A busca por bons resultados em uma fazenda envolve dedicação ao trabalho em diversas etapas do processo de produção. Uma...
Boas práticas
Gestão Rural #21

Universidade De Gestão Rural

Neste episódio da série Gestão Rural, conversamos com a Caroline Franco sobre a Universidade SCADIAgro! Nesta conversa com a Carol,...
Podcast

Simplificando a Gestão para o Produtor Rural

Rua Barão de Cotegipe, 443, Sala 717 – Rio Grande / RS

Agende uma apresentação

Preencha o formulário de contato abaixo agendar uma apresentação:

    Entre em contato conosco

    Preencha o formulário de contato abaixo para entrar em contato conosco:

      Agradecemos pelo seu interesse!

      Para fazer o download deste material em formato PDF, clique no botão a seguir:

      O seu material será enviado por e-mail. Caso não apareça em sua caixa de entrada, verifique as mensagens de SPAM e aproveite para classificar nossos e-mails “@scadiagro.com.br” como seguros.

      Agradecemos pelo seu interesse!

      Para fazer o download deste ebook em formato PDF, clique no botão a seguir:

      O seu e-book será enviado por e-mail. Caso não apareça em sua caixa de entrada, verifique as mensagens de SPAM e aproveite para classificar nossos e-mails “@scadiagro.com.br” como seguros.