Guia da administração rural para produtores rurais!

26/10/2021

Você sabe como fazer uma boa administração rural? Toda fazenda, por menor que seja, realiza uma uma série de atividades para se manter, além dos custos para realizá-las e dos problemas que podem acontecer sem aviso. Por esse motivo, é preciso que ela seja muito bem gerenciada.

Saber como desenvolver esse papel é essencial para a sobrevivência do negócio — e, por isso, neste post trouxemos algumas informações importantes a respeito do assunto, para que você possa aplicá-las na sua propriedade. Continue lendo e confira!

Por que se preocupar com a administração rural?

Quando realizada de forma eficaz, a administração de uma fazenda proporciona uma lucratividade exponencial, porque é a partir dela que os gestores tomam conhecimento de todas as despesas e investimentos realizados na propriedade. Mas, para que seja possível identificar esses fatores que levam a uma administração eficiente, é preciso que um planejamento seja feito.

É aconselhável que o planejamento siga o ciclo das safras, começando com passos simples — como os objetivos, que nada mais são que as metas específicas a serem alcançadas ao longo da safra, como por exemplo, a rentabilidade que se deseja ter. O próximo passo, então, diz respeito às estratégias, às formas escolhidas para alcançar a etapa anterior, quanto será necessário produzir, qual o custo máximo de produção, etc.

O terceiro passo é a criação de um cronograma, que deve constar as atividades a serem feitas e o tempo previsto para a sua realização, nesta etapa será definido o período de compra de insumos afim de garantir melhores preços e condições, definir o período de colheita, entre outros. Logo depois, escolhe-se os responsáveis por cada uma dessas tarefas e, por último, identifica-se os recursos disponíveis para executar o planejamento.

A criação de um plano de ação como esse oferece vários benefícios para você, produtor, o que é um resultado positivo na administração da fazenda. Confira, a seguir, alguns desses benefícios!

Otimização do tempo

Fazer uma boa administração rural significa utilizar metodologias e estratégias que facilitem o controle e a execução das tarefas da fazenda. O resultado é uma grande economia de tempo e de recursos, já que não haverá mais dúvidas ou discussões em relação à execução das atividades. Em outras palavras, o resultado é um ganho imenso de tempo!

Como todos os processos ficam mais claros, a atribuição de atividades para cada colaborador é feita de forma mais eficiente. Assim, eles saberão exatamente o que precisa ser feito, quando e de que forma — o que garante que todo o processo seja otimizado.

Melhor rentabilidade

Na tentativa de reduzir custos e aumentar a rentabilidade, muitos produtores apostam na utilização de insumos mais baratos ou em cortes desnecessários, visto que não possuem métricas claras de suas despesas. Essas ações, no entanto, às vezes prejudicam a produtividade da fazenda. Já com uma boa administração rural, é possível gerar mais rentabilidade sem precisar apelar para medidas desesperadas.

Isso porque ela é capaz de oferecer saídas estratégicas e bem pensadas para qualquer problema que possa surgir no caminho. Afinal, você estará preparado para lidar com esse tipo de imprevisibilidade, e com as ferramentas certas. Assim, com tudo registrado da forma correta, você consegue perceber as melhores possibilidades de economizar e aumentar a rentabilidade da fazenda de forma saudável.

Quais erros é preciso evitar ao administrar uma lavoura?

Agora que está claro quais são os benefícios que uma boa administração pode garantir, é importante entender também quais erros se deve evitar nesse processo, certo? Confira, a seguir, os mais comuns deles!

Não ter um planejamento estratégico

A gestão e o planejamento estratégico englobam um olhar atento sobre todas as tarefas necessárias para fazer a fazenda funcionar, logo, é um erro negligenciá-los ou fazê-los de qualquer jeito.

Para pôr em prática uma boa administração rural, é preciso avaliar todos os processos, os insumos necessários para a sua execução, os gastos com cada atividade e a média de lucro alcançada nos últimos anos. Nesse sentido, são necessários três passos básicos:

  • a análise das informações coletadas;
  • a atualização das ferramentas utilizadas;
  • a elaboração de relatórios.

Com esses dados em mãos, é possível tomar decisões mais precisas para garantir a saúde financeira da fazenda.

Não fazer um bom gerenciamento de pessoal

Os colaboradores são uma das ferramentas mais importantes em todo o processo de produção. O problema é que essa preocupação acaba ficando em segundo plano, especialmente porque muitos produtores voltam toda a sua atenção a todas as outras questões capazes de afetar o desempenho da fazenda.

Antes de tudo, é preciso ter em mente que todas as atividades de uma propriedade rural são desenvolvidas por pessoas. Logo, é essencial contar com uma equipe bem treinada, qualificada e satisfeita com o trabalho que desempenha. A atenção dada à gestão das pessoas refletirá automaticamente no resultado da fazenda.

Não realizar o gerenciamento de estoque

Fazer uma boa administração rural também implica em saber gerenciar o estoque de forma minuciosa. Não basta alcançar grandes produtividades e vender tudo com os melhores preços. Hoje, deve-se levar em conta os cronogramas e as demandas da fazenda, acompanhando de perto a quantidade de cada um dos recursos que a fazenda necessita e à forma como estão estocados esses insumos e também como são aplicados na lavoura.

Para conseguir maior eficiência nesse controle de estoque, primeiramente é preciso saber quais são os produtos que estão armazenados, seja na própria fazenda, seja em estoques externos, como as cooperativas. Pode não parecer, mas tal tipo de controle é muito importante, porque essa etapa da gestão da fazenda tem um impacto direto no resultado da produção como um todo.

Quais são as melhores formas de fazer a gestão rural?

Enfim, você já entendeu qual é a importância da administração rural e os erros que deve evitar. Agora, é hora de conhecer as melhores formas de colocar essa gestão em prática!

Fazer o mapeamento de processos

Antigamente, era comum que as propriedades rurais fossem administradas sem nenhum procedimento administrativo, mas devido ao crescimento do mercado isso já não é mais possível. Toda fazenda precisa ser tratada como uma empresa, que depende do funcionamento correto de todos os seus setores para operar.

Nesse sentido, um bom mapeamento de processos é o que oferece aos produtores todas as informações necessárias para que seja possível conhecer mais sobre a gestão rural. Entre outras coisas, ele deve avaliar:

  • os insumos utilizados;
  • as pessoas envolvidas em cada etapa da produção;
  • os prazos para a realização das tarefas;
  • os objetivos da fazenda como negócio;
  • o andamento do mercado.

A partir da análise desses dados, é possível detectar gargalos com mais facilidade e tomar atitudes para evitar que empecilhos aconteçam — tudo para garantir o aumento da rentabilidade. E esse tipo de mapeamento deve ser constante, pois a avaliação contínua dos resultados garante a qualidade dos processos.

Utilizar tecnologia na gestão

Os avanços da tecnologia já estão presentes em todos os setores, inclusive no campo. Mas alguns produtores ainda estão presos ao passado quando falamos de gestão rural, administrando a fazenda da maneira antiga.

A forma como o produtor se posiciona no mercado mudou, e é preciso acompanhar essa mudança. A modernização rural não só é benéfica, mas necessária: quem não a utiliza acaba perdendo as melhores oportunidades, uma vez que a tomada de decisão não é realizada em cima de dados, mas sim baseada no achismo.

A boa notícia é que já é possível aplicar novas tecnologias no meio rural sem precisar investir grandes quantias para isso. Os sistemas de gestão atuais oferecem recursos para que várias tarefas referentes à administração da fazenda sejam automatizadas. Isso proporciona mais tempo livre para focar em outros assuntos importantes, além de permitir um controle preciso das finanças da propriedade rural, do estoque e muito mais.

Administrar as finanças

Uma boa administração financeira garante que não faltará dinheiro para cobrir as despesas geradas pela atividade — e que, no final, o saldo será positivo, gerando lucro. Além, é claro, de auxiliar o próprio controle de contas a pagar e a receber.

Para isso, é muito importante saber fazer um bom fluxo de caixa, entender quais são os custos de produção e como as possíveis alterações no orçamento podem afetar a eficiência do seu negócio. Lembre-se: um produtor rural focado em resultados precisa ser capaz de reduzir custos ao mesmo tempo em que maximiza os resultados com o uso de novas tecnologias e técnicas mais enxutas.

Uma boa forma de organizar os dados da administração financeira é por meio de relatórios. Esse tipo de documento oferece todas as informações relevantes de um período — geralmente da safra — e as dispõe de forma fácil para que possam ser acessadas sempre que necessário.

Como sistemas de gestão podem ajudar a lavoura?

Não há dúvidas de que a utilização de um bom software ajuda os produtores a realizar mais tarefas em menos tempo, além de fornecer as informações precisas para auxiliar na tomada de decisão. Confira, a seguir, as principais vantagens!

Planejamento de safra

As decisões anuais mais importantes em uma propriedade rural dizem respeito à sua safra. É preciso pensar, por exemplo:

  • no que cultivar;
  • na melhor época para plantio;
  • no manejo que será usado;
  • nas áreas em que será feita a safra, entre outros pontos relevantes.

Quanto a isso, um sistema de gestão permite que você faça simulações detalhadas com agilidade e precisão, para elaborar os planos que maximizarão a sua rentabilidade.

Orçamentos

Quando se tem um plano de ação completo, é possível construir um orçamento detalhado para as operações de toda a propriedade.

Um bom software de gestão auxilia o produtor a gerenciar todos os custos realizados. Assim, é possível compará-los com os custos planejados no orçamento ao longo da safra, e não somente no final.

Enfim, como você pode perceber, uma boa administração rural depende de vários fatores importantes, e de muito comprometimento por parte dos produtores rurais, dos gestores da fazenda e dos colaboradores. Além de todo esse time trabalhando para o bem da propriedade, é fundamental contar com um parceiro para auxiliá-los em todo esse processo — como a SCADIAgro, que trabalha diariamente com o compromisso de garantir aos produtores rurais as informações que tornem a gestão econômica e fiscal de suas propriedades mais sustentável e eficiente.

Então, se você gostou desta leitura e quer saber como podemos ajudar você a otimizar a sua produção, entre agora em contato conosco!

Planejamento Estratégico No Agronegócio

Um material prático para você aplicar o planejamento estratégico na fazenda.

Gestão Financeira, Gerencial e Fiscal para produtores rurais

Com o SCADIAgro Software de Gestão, você pode controlar os custos de suas atividades de forma integrada, atendendo às necessidades de controle financeiro, gerencial (custos e resultado) e fiscal.

Agende uma apresentação

Já estamos presentes na maior parte do território nacional.
A SCADIAgro já atende os estados do Rio Grande do Sul, Paraná, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Goiás, Minas Gerais, Maranhão, Bahia, Tocantins, Pará e Piauí.

Mande sua mensagem para nós que um de nossos consultores em breve entrará em contato com você:

Artigos relacionados

Confira os conteúdos relacionados a esta solução que preparamos especialmente para você:

Guia de controle de contas a pagar para produtores rurais

Ter um bom controle financeiro da propriedade rural é indispensável para ter boa rentabilidade. É por meio do acompanhamento dos...
Boas práticas

Tudo o que você precisa saber sobre a Operação Declara Grãos

Por Miriam Fiss Bosenbecker CEO na MB Gestão Rural|Contadora Operação Declara Grãos, De Grão em Grão ou Declara Agro, independente...
Gestão Rural
Gestão Rural #23

Capricho no campo e nas informações

Neste episódio da série Gestão Rural, conversamos com o Paulo Gonçalves sobre a sua trajetória profissional como Engenheiro Agrônomo e...
Gestão Rural

Simplificando a Gestão para o Produtor Rural

Rua Barão de Cotegipe, 443, Sala 717 – Rio Grande / RS

Agende uma apresentação

Preencha o formulário de contato abaixo agendar uma apresentação:

    Entre em contato conosco

    Preencha o formulário de contato abaixo para entrar em contato conosco:

      Agradecemos pelo seu interesse!

      Para fazer o download deste material em formato PDF, clique no botão a seguir:

      O seu material será enviado por e-mail. Caso não apareça em sua caixa de entrada, verifique as mensagens de SPAM e aproveite para classificar nossos e-mails “@scadiagro.com.br” como seguros.

      Agradecemos pelo seu interesse!

      Para fazer o download deste ebook em formato PDF, clique no botão a seguir:

      O seu e-book será enviado por e-mail. Caso não apareça em sua caixa de entrada, verifique as mensagens de SPAM e aproveite para classificar nossos e-mails “@scadiagro.com.br” como seguros.