O que é governança corporativa e sua importância em propriedades rurais?

12/11/2021
Governança Corporativa em propriedades rurais

Você implementa a governança corporativa na gestão da sua propriedade rural? Essa é uma prática muito importante para alcançar resultados financeiros cada vez melhores.

Com as ações de governança corporativa, a sua fazenda tem processos otimizados e o gerenciamento reflete em tomadas de decisões mais inteligentes. Dessa forma, ela deve fazer parte do seu plano de ação e ser o resultado de um conjunto de ações para o desenvolvimento sustentável da sua produção.

Quer entender o que significa governança corporativa e como implementá-la na sua fazenda? Continue a leitura deste post! Vamos lá?

O que significa governança corporativa?

De acordo com o IBGC (Instituto Brasileiro de Governança Corporativa), a governança corporativa consiste em um modelo de sistema, onde as organizações, sejam elas quais forem, desenvolvem suas ações considerando todas as suas partes interessadas. Isso significa que você considera seus parceiros, condôminos, entre outros, caso haja, investidores, clientes, fornecedores e o movimento do mercado nas tomadas de decisões.

Essas ações, por se pautarem em uma visão total da sua fazenda e da sua produção, acabam fortalecendo o seu investimento. Proporcionando mais qualidade nas informações para considerar qual a melhor estratégia a ser implementada. A governança corporativa é uma boa prática para mitigar riscos, e sabemos que no agro os riscos nos cercam!

Qual é o papel da governança corporativa?

O propósito da governança corporativa é fazer com que o seu empreendimento rural alcance os melhores resultados financeiros possíveis. As possibilidades devem considerar aspectos éticos e o que o mercado espera de você. Ela quer que a sua produção cresça, aumente as vendas, a margem de lucro, sempre por meio de estratégias claras, sendo uma frente de compliance e finanças.

Quais são os seus benefícios na gestão rural?

É interessante trazer o conceito da governança corporativa para o setor agropecuário, porque ela mostra o compromisso dos produtores rurais com o desempenho econômico sustentável. É preciso diagnosticar todas as brechas da sua propriedade rural e atuar para corrigi-las, a fim de melhorar as boas práticas aplicadas na gestão da fazenda.

Reduz a exposição do agro ao risco

O propósito da governança corporativa é diminuir a exposição da sua produção rural ao risco. Assim, por meio da análise, da consultoria com especialistas em cada interface de procedimentos que acontecem na fazenda, essa boa prática garante decisões mais precisas e inteligentes para o agronegócio.

A cultura data driven (guiada a dados) é um exemplo de boa prática que tem como origem a governança corporativa. É a partir dela que você consegue obter informações de mais qualidade, tanto da produção agrícola, como do gado por exemplo.

Benefícios da ESG na propriedade rural

Os critérios adotados na governança corporativa afim de atender os pilares ambientais e sociais da ESG, buscam aumentar a produtividade da fazenda sem aumentar a área, utilizando apenas de novas tecnologias e boas práticas de manejo.

Além disso, os critérios de sustentabilidade adotados na gestão de sua fazenda afetam inclusive em melhores condições para a concessão de créditos junto a instituições financeiras.

Afinal, como implementá-la na fazenda?

Para implementar a governança corporativa, indicamos que você busque uma consultoria especializada para apoiar. No entanto, caso você opte por seguir internamente com essa frente, indicamos três macroprocessos. Confira, a seguir.

Faça um diagnóstico da produção

O primeiro passo para a governança corporativa é realizar um diagnóstico da sua produção rural. Nesse sentido, você deve mapear todos os procedimentos que acontecem na sua fazenda identificando as “dores”, as oportunidades de melhorias e onde você quer que a sua produção chegue.

Crie um Conselho Administrativo

Podemos dizer que o mais importante na governança corporativa é a presença do Conselho da Administração. Ele deve ser composto por pessoas que entendam como funciona o mercado e a sua fazenda. Geralmente, na gestão rural estão familiares que atuam no segmento a muito tempo, a expertise deles é o que fará com que todas as decisões sejam o resultado de uma visão holística da sua produção rural.

Tenha um relatório de sustentabilidade

O último, porém não menos importante, é a criação e divulgação de um relatório de sustentabilidade. Nele, você deve apresentar quais foram as ações que a governança corporativa implementou para o crescimento sustentável da sua produção, afim de conhecer quais tecnologias e práticas impactaram melhor no desenvolvimento da atividade.

 

Se você ainda tinha dúvidas se a ESG também era para o produtor rural, esperamos que este post tenha acabado com as suas dúvidas. Lembre-se que organização e controle são essenciais para isso.

Agora, conta para gente: das boas práticas apresentadas neste artigo, o que você já faz na sua fazenda? Você pratica alguma ação de governança corporativa que não citamos? Deixe o seu comentário.

Como Funciona o Crédito para o Produtor Rural?

Garanta agora mesmo este material e compartilhe com quem precisa dele!

Gestão Financeira, Gerencial e Fiscal para produtores rurais

Com o SCADIAgro Software de Gestão, você pode controlar os custos de suas atividades de forma integrada, atendendo às necessidades de controle financeiro, gerencial (custos e resultado) e fiscal.

Agende uma apresentação

Já estamos presentes na maior parte do território nacional.
A SCADIAgro já atende os estados do Rio Grande do Sul, Paraná, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Goiás, Minas Gerais, Maranhão, Bahia, Tocantins, Pará e Piauí.

Mande sua mensagem para nós que um de nossos consultores em breve entrará em contato com você:

Artigos relacionados

Confira os conteúdos relacionados a esta solução que preparamos especialmente para você:

Guia de controle de contas a pagar para produtores rurais

Ter um bom controle financeiro da propriedade rural é indispensável para ter boa rentabilidade. É por meio do acompanhamento dos...
Boas práticas

Tudo o que você precisa saber sobre a Operação Declara Grãos

Por Miriam Fiss Bosenbecker CEO na MB Gestão Rural|Contadora Operação Declara Grãos, De Grão em Grão ou Declara Agro, independente...
Gestão Rural
Gestão Rural #23

Capricho no campo e nas informações

Neste episódio da série Gestão Rural, conversamos com o Paulo Gonçalves sobre a sua trajetória profissional como Engenheiro Agrônomo e...
Gestão Rural

Simplificando a Gestão para o Produtor Rural

Rua Barão de Cotegipe, 443, Sala 717 – Rio Grande / RS

Agende uma apresentação

Preencha o formulário de contato abaixo agendar uma apresentação:

    Entre em contato conosco

    Preencha o formulário de contato abaixo para entrar em contato conosco:

      Agradecemos pelo seu interesse!

      Para fazer o download deste material em formato PDF, clique no botão a seguir:

      O seu material será enviado por e-mail. Caso não apareça em sua caixa de entrada, verifique as mensagens de SPAM e aproveite para classificar nossos e-mails “@scadiagro.com.br” como seguros.

      Agradecemos pelo seu interesse!

      Para fazer o download deste ebook em formato PDF, clique no botão a seguir:

      O seu e-book será enviado por e-mail. Caso não apareça em sua caixa de entrada, verifique as mensagens de SPAM e aproveite para classificar nossos e-mails “@scadiagro.com.br” como seguros.