Gestão de estoque de insumos: como fazer corretamente?

29/10/2021
Ao fundo tem uma foto de um pulverizador agrícola passando pela lavoura, na imagem está aplicado um filtro em degradê do verde para o amarelo, alinhado a esquerda está escrito "Gestão de estoque de insumos: como fazer corretamente?" e no rodapé da imagem a esquerda tem a logomarca da SCADIAgro

A gestão de estoque de insumos é um dos principais desafios na rotina de um produtor rural. Afinal, manter sementes, fertilizantes, defensivos agrícolas e os demais suprimentos organizados nem sempre é tão simples, não é mesmo?

Acontece que não há como fugir dessa responsabilidade. O estoque é essencial para o funcionamento da fazenda e a rentabilidade do seu negócio depende também de uma correta administração dos itens armazenados.

A boa notícia é que vamos ajudá-lo com essa missão. Selecionamos dicas e informações valiosas sobre o tema. Confira!

A importância da gestão de estoque em fazendas

Antes de tudo, precisamos destacar a grande importância de uma gestão de estoque eficiente em propriedades rurais. Isso porque entender como esse ponto impacta os seus resultados é o primeiro passo para o sucesso.

Em resumo, uma administração eficiente dos insumos evita o excesso e a falta de produtos — problemas que podem comprometer o seu fluxo de caixa.

Já pensou nos prejuízos enfrentados com a falta de sementes, defensivos agrícolas e EPIs para os funcionários? A lavoura pode ser prejudicada, gerando atraso no plantio e perdas financeiras. Por isso, é preciso adotar estratégias e ferramentas que garantam um estoque sempre equilibrado e adequado às suas demandas.

Os benefícios da gestão de estoque de insumos

A gestão de estoque é o procedimento responsável por controlar todos os insumos necessários para que a propriedade rural mantenha a sua produção em dia. Proporciona benefícios como:

Redução de desperdícios e gastos

Uma grande parte do seu dinheiro está concentrado no estoque. Exatamente por isso, o controle dos insumos faz parte da gestão financeira e ajuda a reduzir desperdícios e gastos. Na prática, ele permite que o capital investido seja, de fato, revertido em resultado, diminuindo a perda com produtos vencidos ou perdidos por conta de um mal armazenamento.

Melhora do planejamento de compras

A definição do momento certo para repor itens no estoque é fundamental para o seu equilíbrio financeiro e para o bom andamento da produção agrícola. Lhe auxilia a evitar gastos desnecessários e que venham a ficar parados no estoque por muito tempo. Com uma boa gestão dos insumos, isso se torna mais simples e seguro, o que evita erros na gestão agrícola.

Aumenta a produtividade da fazenda

Se o estoque está equilibrado e a fazenda dispõe de tudo que precisa para funcionar, naturalmente, torna-se mais produtiva. Essa é uma consequência direta da organização e do controle dos insumos.

Otimiza recursos

Aproveitar ao máximo os recursos disponíveis, evitando desperdícios e perdas, é essencial para o sucesso no mundo do agronegócio. Esse é mais um benefício experimentado por propriedades rurais que se dedicam ao controle e à gestão dos seus estoques.

Melhora o gerenciamento de rotina

Com um correto monitoramento do estoque e acesso a informações atualizadas, a rotina de diversos setores é beneficiada. Quem executa as atividades de manejo da lavoura, por exemplo, consegue maior otimização de tempo por ter sempre as quantidades necessárias disponíveis para o uso.

Evita a reação em cadeia

Uma gestão de estoque eficiente evita uma reação em cadeia. Ou seja, minimiza as chances de que a lavoura não seja suficiente para cumprir os contratos — o que inviabilizaria toda a cadeia produtiva e causaria prejuízos.

As melhores práticas para uma gestão de estoque eficiente

Nos últimos anos, a gestão de estoque ganhou um papel de destaque na agricultura. Afinal, o controle adequado dos itens faz com que as fazendas se tornem mais produtivas, lucrativas e rentáveis.

Deixar de lado essa responsabilidade é um erro que pode afetar o seu negócio. Sendo assim, é importante conhecer estratégias e boas práticas que garantem bons resultados. Veja a seguir!

Defina metas de estoque

O primeiro passo para melhorar a sua gestão de estoque é definir metas. Trabalhar com objetivos claros e precisos o ajudará a tomar decisões e a verificar se as ações realizadas estão surtindo os efeitos desejados. Inclusive, você saberá definir se é hora de comprar ou investir em máquinas e em novas tecnologias.

Organize o espaço de armazenamento

Outra providência inicial que faz toda a diferença é a escolha do local em que os produtos ficarão armazenados. Esse espaço deve ser adequado, coberto, seguro e arejado. Vale lembrar que os defensivos agrícolas exigem cuidados extras no armazenamento.

Escolha um sistema de gestão adequado

O uso da tecnologia simplifica a vida do produtor rural. Quando o assunto envolve gestão de estoque, a implementação de um sistema de gestão eficiente torna tudo mais rápido, seguro e preciso. Na prática, você terá acesso a relatórios e dados que ajudam a tomar decisões acertadas.

Mantenha o inventário sempre atualizado

O inventário nada mais é que uma lista com as quantidades de todos os itens armazenados. Para garantir o funcionamento da fazenda, é importante fazer essa verificação com frequência e realizar reposições conforme a demanda.

Preste atenção aos custos e às receitas

A gestão de estoque não se restringe ao controle físico dos itens. Pelo contrário, você precisará ficar atento ao valor dos insumos adquiridos e ao giro de estoque. Afinal, um gasto elevado e desproporcional com o estoque prejudica a sua lucratividade.

Calcule o giro de estoque

Calcular o giro de estoque é a maneira mais eficiente para descobrir o momento certo de fazer novas compras. Esse dado é fundamental para equilibrar os gastos da propriedade rural e ajuda a evitar excessos e perdas nos estoques.

Integre os setores

Para alcançar uma gestão eficiente, é interessante investir em integração entre os setores. Isso significa compartilhar informações e evitar falhas na comunicação. Vale lembrar que, com a ajuda de um software de gestão, isso se torna muito mais fácil.

Gostou deste post? Então, acesse nosso instagram e fique sempre por dentro das novidades aqui do blog!

Planejamento Estratégico No Agronegócio

Um material prático para você aplicar o planejamento estratégico na fazenda.

Gestão Financeira, Gerencial e Fiscal para produtores rurais

Com o SCADIAgro Software de Gestão, você pode controlar os custos de suas atividades de forma integrada, atendendo às necessidades de controle financeiro, gerencial (custos e resultado) e fiscal.

Agende uma apresentação

Já estamos presentes na maior parte do território nacional.
A SCADIAgro já atende os estados do Rio Grande do Sul, Paraná, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Goiás, Minas Gerais, Maranhão, Bahia, Tocantins, Pará e Piauí.

Mande sua mensagem para nós que um de nossos consultores em breve entrará em contato com você:

Artigos relacionados

Confira os conteúdos relacionados a esta solução que preparamos especialmente para você:

Guia de controle de contas a pagar para produtores rurais

Ter um bom controle financeiro da propriedade rural é indispensável para ter boa rentabilidade. É por meio do acompanhamento dos...
Boas práticas

Tudo o que você precisa saber sobre a Operação Declara Grãos

Por Miriam Fiss Bosenbecker CEO na MB Gestão Rural|Contadora Operação Declara Grãos, De Grão em Grão ou Declara Agro, independente...
Gestão Rural
Gestão Rural #23

Capricho no campo e nas informações

Neste episódio da série Gestão Rural, conversamos com o Paulo Gonçalves sobre a sua trajetória profissional como Engenheiro Agrônomo e...
Gestão Rural

Simplificando a Gestão para o Produtor Rural

Rua Barão de Cotegipe, 443, Sala 717 – Rio Grande / RS

Agende uma apresentação

Preencha o formulário de contato abaixo agendar uma apresentação:

    Entre em contato conosco

    Preencha o formulário de contato abaixo para entrar em contato conosco:

      Agradecemos pelo seu interesse!

      Para fazer o download deste material em formato PDF, clique no botão a seguir:

      O seu material será enviado por e-mail. Caso não apareça em sua caixa de entrada, verifique as mensagens de SPAM e aproveite para classificar nossos e-mails “@scadiagro.com.br” como seguros.

      Agradecemos pelo seu interesse!

      Para fazer o download deste ebook em formato PDF, clique no botão a seguir:

      O seu e-book será enviado por e-mail. Caso não apareça em sua caixa de entrada, verifique as mensagens de SPAM e aproveite para classificar nossos e-mails “@scadiagro.com.br” como seguros.