Fazer uma boa gestão de pessoas no campo é uma parte do trabalho de gestor que quer gerar impactos muito relevantes para a rotina de uma fazenda, inclusive na sua rentabilidade. Na verdade, essa é uma etapa importante do processo administrativo como um todo.
Entre os benefícios de implementar essa gestão na fazenda, podemos citar a melhora da produtividade dos colaboradores e equipes mais comprometidas. Então, para ajudar você a obter esse resultado, preparamos este post com 3 dicas de como fazer um bom gerenciamento de pessoas. Confira!
Trabalhe a motivação dos funcionários
Um colaborador que trabalha motivado produz mais — o que, automaticamente, aumenta a lucratividade da fazenda. Quando está sob uma boa gestão, ele se sente parte do negócio e desenvolve um interesse genuíno em ver a propriedade crescer, em ajudar no que for possível para que isso aconteça.
A motivação dos colaboradores deve acontecer diariamente, para que possam se sentir cada vez mais valorizados e reconhecidos pelo trabalho que desempenham. Reuniões matinais para avaliar o dia anterior e alinhar o que será feito durante o dia, costumam dar muito resultado e gerar mais comprometimento da equipe. Portanto, a gestão de pessoas no campo precisa oferecer estratégias que estimulem o desenvolvimento desses profissionais.
Desenvolva as habilidades dos trabalhadores com treinamentos
O treinamento do colaborador rural é uma parte necessária da rotina de trabalho para que a fazenda possa alcançar melhores resultados. Afinal, de nada adianta investir em produtos e equipamentos de qualidade se a sua equipe não souber manuseá-los, ou não conhecer as medidas de segurança exigidas pelo setor.
Uma das formas mais simples de investir nesse desenvolvimento de equipe é apostar em treinamentos. As atividades realizadas em uma fazenda exigem boa capacitação dos colaboradores, logo, é preciso fazer esse investimento para que a produtividade aumente.
Um grande benefício desse investimento é a diminuição do número de acidentes de trabalho, bem como da rotatividade de colaboradores. Fazendas que oferecem um ambiente amigável e confortável garantem boas condições de trabalho, o que reduz as chances de os trabalhadores procurarem outras oportunidades de emprego.
Ofereça benefícios
Oferecer aos colaboradores alguns benefícios é outro ótimo investimento. Eles são capazes de melhorar a qualidade de vida desses trabalhadores, e isso refletirá diretamente na produtividade apresentada no dia a dia da fazenda. Vale dizer, também, que essa é ainda uma maneira de fidelizá-los, pois eles vão pensar duas vezes antes de trocar de emprego.
Entre as opções possíveis nesse sentido, podemos citar:
- assistência médica;
- internet;
- canais de tv por assinatura;
- transporte periódico para a cidade.
Enfim, como você pode perceber, fazer uma boa gestão de pessoas no campo é imprescindível para o sucesso da sua propriedade rural. Lembre-se de que alguns itens não são gastos, mas investimentos — como o uso de novas tecnologias para automatizar os processos de trabalho, por exemplo. Ter esse pensamento como prioridade trará grandes benefícios para a rotina da sua equipe e gestores!
Gostou do nosso post? Então, aproveite agora para conhecer este manual prático para uma gestão eficiente de propriedade rural!
Veja também: