Como funciona o cálculo do ITR? Entenda aqui!

06/09/2021

Quem tem imóveis fora das áreas urbanas de municípios brasileiros não paga IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano). Na verdade, o imposto que incide sobre essas propriedades é o Imposto Territorial Rural (ITR). Seu valor deve ser pago anualmente à União e, ao contrário do que acontece com o IPTU, essa quantia não é fixa.

Neste post, vamos mostrar o que influencia esse cálculo do ITR e como ele é feito, além de falar sobre a importância de um bom planejamento para lidar com os gastos tributários na lavoura. Acompanhe!

O que influencia o cálculo do ITR

O ITR é um imposto que tem dois objetivos. O primeiro e mais claro é a arrecadação; já o segundo é regulação extrafiscal — segundo a Receita Federal, o ITR também visa desestimular a existência de grandes latifúndios improdutivos. É por isso que o valor a ser pago depende, tanto do tamanho da propriedade quanto da sua área utilizada.

Quando a fazenda tem pouca área informada como produtiva, ela é notificada para prestar esclarecimentos à Receita Federal.

Na prática, o que acontece é que a alíquota é maior para grandes áreas com pouco grau de utilização. A seguir, vamos explicar como isso funciona.

Como calcular o ITR

O valor do ITR é o resultado da multiplicação entre dois fatoreso VTNt, que é o Valor da Terra Nua tributável, e a alíquota. Veja como achar cada um deles:

  • VTNt — multiplique o VTN (Valor da Terra Nua, que é o preço de mercado do solo) pelo resultado da divisão da área tributável pela área total (VTNt = VTN x área tributável / área total);
  • alíquota — esta é determinada em função da área total da propriedade e do seu Grau de Utilização (GU). Para calcular esse GU, divida a área efetivamente utilizada pela área aproveitável.

Para saber qual é a alíquota usada em cada caso, é necessário consultar a tabela disponibilizada no site do Cadastro Rural, já tendo o resultado do GU obtido por meio da conta mostrada acima, bem como o tamanho total da área da propriedade.

A importância de se planejar para lidar com gastos tributários

O Brasil tem um sistema tributário complexo, que pode confundir os contribuintes. Então, para evitar multas ou mesmo processos criminais, decorrentes de atrasos, erros ou informações inverídicas, a melhor forma de lidar com essa complexidade é apostar no planejamento tributário.

Esse planejamento — que também pode ser chamado de Elisão Fiscal — tem o objetivo de reduzir os encargos de forma legal e organizar o pagamento de todos os valores devidos, além de evitar eventuais sansões.

Além do ITR, o produtor rural deve estar atento a outros impostos e contribuições importantes, como o próprio Imposto de Renda. Todos eles têm suas particularidades e prazos, que precisam ser cumpridos rigorosamente a fim de evitar multas. Lembre-se disso!

Enfim, achou que este post sobre o cálculo do ITR foi útil para a gestão do seu negócio? Então, curta a nossa página no Facebook e tenha acesso a mais outros conteúdos sobre gestão de propriedades rurais!

Gestão tributária na profissionalização e crescimento do negócio rural

Receba agora mesmo o e-book e esteja preparado para os desafios fiscais e tributários no meio rural!

SCADIAgro Transparência

Para que exista coerência nas informações e nos resultados, desenvolvemos o SCADIAgro Transparência, onde auditamos os dados lançados, garantindo a consistência das informações financeiras e econômicas do negócio.

Agende uma apresentação

Já estamos presentes na maior parte do território nacional.
A SCADIAgro já atende os estados do Rio Grande do Sul, Paraná, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Goiás, Minas Gerais, Maranhão, Bahia, Tocantins, Pará e Piauí.

Mande sua mensagem para nós que um de nossos consultores em breve entrará em contato com você:

Artigos relacionados

Confira os conteúdos relacionados a esta solução que preparamos especialmente para você:

Logística rural: entenda como otimizar os processos

A logística rural é, sem dúvidas, um grande diferencial competitivo para a fazenda. Quando bem trabalhada, ela faz com que...
Ferramentas de gestão

Qual a importância das informações econômicas para análise da safra?

A busca por bons resultados em uma fazenda envolve dedicação ao trabalho em diversas etapas do processo de produção. Uma...
Boas práticas
Gestão Rural #21

Universidade De Gestão Rural

Neste episódio da série Gestão Rural, conversamos com a Caroline Franco sobre a Universidade SCADIAgro! Nesta conversa com a Carol,...
Podcast

Simplificando a Gestão para o Produtor Rural

Rua Barão de Cotegipe, 443, Sala 717 – Rio Grande / RS

Agende uma apresentação

Preencha o formulário de contato abaixo agendar uma apresentação:

    Entre em contato conosco

    Preencha o formulário de contato abaixo para entrar em contato conosco:

      Agradecemos pelo seu interesse!

      Para fazer o download deste material em formato PDF, clique no botão a seguir:

      O seu material será enviado por e-mail. Caso não apareça em sua caixa de entrada, verifique as mensagens de SPAM e aproveite para classificar nossos e-mails “@scadiagro.com.br” como seguros.

      Agradecemos pelo seu interesse!

      Para fazer o download deste ebook em formato PDF, clique no botão a seguir:

      O seu e-book será enviado por e-mail. Caso não apareça em sua caixa de entrada, verifique as mensagens de SPAM e aproveite para classificar nossos e-mails “@scadiagro.com.br” como seguros.