Saiba porque produtores rurais precisam fazer o controle financeiro, gerencial e fiscal da sua propriedade

30/08/2019

Nos últimos anos, o agronegócio brasileiro tem participado com margens significativas no PIB (Produto Interno Bruto).

Em 2017, segundo o IBGE, o agronegócio cresceu 13% e respondeu por 5,3% na composição do PIB, sendo que do aumento de 1% do PIB 2017, em relação à 2016, 70% foi incrementado pelo setor.

Levando em consideração a quantidade de serviços que são prestados ao campo (Serviços 73% do PIB 2017) e o volume de máquinas e implementos (Indústria 21% do PIB 2017) que são vendidos aos produtores rurais, podemos facilmente chegar a 30% de participação no total do PIB em 2017.

Estando em evidência o campo, com uma frequência cada vez maior o produtor rural brasileiro tem se visto na posição de empresário, necessitando tomar decisões rápidas e assertivas na condução do negócio.

Uma decisão tomada de forma equivocada pode prejudicar uma cultura, uma safra ou até mesmo comprometer o negócio por várias safras colocando em risco a sua continuidade.

Ao se colocar na posição de empresário, o produtor precisa traçar estratégias e fazer planejamento dessa que não é mais uma lavoura, mas sim uma empresa rural que movimenta milhões por safra.

O fato de movimentar milhões não necessariamente deixa milhões nas mãos do produtor e, por esse motivo, é cada vez mais fundamental que se tenha as informações sobre o negócio registradas, para que a tomada de decisão não seja comprometida.

Tendo atualmente como principal atividade a soja na maior parte das áreas produtivas e considerando que a mesma é uma commodity, o preço final de venda da produção não sofre nenhuma interferência por parte do produtor, não importa o tamanho da sua unidade produtiva, variedade plantada, manejo adotado ou produtividade alcançada.

A melhor estratégia que pode ser adotada pelo produtor rural quando temos esse tipo de cenário, é a REDUÇÃO DE CUSTOS. Nesse momento o produtor rural e o controle formal dos custos se encontram.

O caminho mais curto para ter apuração de custos é fazer um controle financeiro eficaz, pois todas as receitas e despesas do negócio passam pelo financeiro.

Através do controle financeiro o produtor rural passa a ter fluxo de caixa, tem a visão gerencial de como seus custos estão distribuídos e também consegue planejar melhor o Imposto de Renda mantendo a conciliação de caixa e bancos em dia.

Quando fazemos o controle financeiro apropriando corretamente as despesas, sabemos onde, porque e como estamos gastando nossos recursos, podendo assim, medir e tomar atitudes assertivas para redução desses custos.

Podemos elencar alguns benefícios que o controle financeiro e a gestão de custos traz ao produtor rural:

  • Visão de longo prazo
  • Saber onde está posicionado
  • Crescimento com sustentação
  • Conhecer os principais gastos
  • Não se endividar com facilidade
  • Saber a viabilidade de cada atividade
  • Dimensionar melhor os investimentos
  • Apresentação dos resultados à família.
  • Conhecer realmente o resultado do negócio
  • Dimensionar melhor máquinas e mão de obra
  • Saber onde reduzir, aumentando assim o lucro
  • Planejamento com base em dados de safras anteriores
  • Identificar meses difíceis, para planejar a passagem por eles
  • Evitar perdas de ganhos obtidos por aumento de produtividade
  • Aumentar ou diminuir as atividades com embasamento, não só no sentimento

Para buscarmos a LUCRATIVIDADE a primeira coisa a ser feita é Gestão Financeira do negócio. A gestão financeira, aliada ao controle gerencial, proporciona uma a visão mais clara do negócio e traz ao produtor rural a capacidade de tomar decisões e definir ações mais assertivas no menor tempo possível.

Como Funciona o Crédito para o Produtor Rural?

Garanta agora mesmo este material e compartilhe com quem precisa dele!

SCADIAgro Transparência

Para que exista coerência nas informações e nos resultados, desenvolvemos o SCADIAgro Transparência, onde auditamos os dados lançados, garantindo a consistência das informações financeiras e econômicas do negócio.

Agende uma apresentação

Já estamos presentes na maior parte do território nacional.
A SCADIAgro já atende os estados do Rio Grande do Sul, Paraná, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Goiás, Minas Gerais, Maranhão, Bahia, Tocantins, Pará e Piauí.

Mande sua mensagem para nós que um de nossos consultores em breve entrará em contato com você:

Artigos relacionados

Confira os conteúdos relacionados a esta solução que preparamos especialmente para você:

Logística rural: entenda como otimizar os processos

A logística rural é, sem dúvidas, um grande diferencial competitivo para a fazenda. Quando bem trabalhada, ela faz com que...
Ferramentas de gestão

Qual a importância das informações econômicas para análise da safra?

A busca por bons resultados em uma fazenda envolve dedicação ao trabalho em diversas etapas do processo de produção. Uma...
Boas práticas
Gestão Rural #21

Universidade De Gestão Rural

Neste episódio da série Gestão Rural, conversamos com a Caroline Franco sobre a Universidade SCADIAgro! Nesta conversa com a Carol,...
Podcast

Simplificando a Gestão para o Produtor Rural

Rua Barão de Cotegipe, 443, Sala 717 – Rio Grande / RS

Agende uma apresentação

Preencha o formulário de contato abaixo agendar uma apresentação:

    Entre em contato conosco

    Preencha o formulário de contato abaixo para entrar em contato conosco:

      Agradecemos pelo seu interesse!

      Para fazer o download deste material em formato PDF, clique no botão a seguir:

      O seu material será enviado por e-mail. Caso não apareça em sua caixa de entrada, verifique as mensagens de SPAM e aproveite para classificar nossos e-mails “@scadiagro.com.br” como seguros.

      Agradecemos pelo seu interesse!

      Para fazer o download deste ebook em formato PDF, clique no botão a seguir:

      O seu e-book será enviado por e-mail. Caso não apareça em sua caixa de entrada, verifique as mensagens de SPAM e aproveite para classificar nossos e-mails “@scadiagro.com.br” como seguros.