A agricultura de precisão no Brasil

28/12/2021
A Agricultura de Precisão no Brasil

A agricultura de precisão (AP) tem ganhado cada vez mais espaço nas propriedades rurais. Isso porque ela ajuda o produtor a gerenciar melhor a lavoura e a obter mais eficiência e rentabilidade na propriedade.

Entender o que é essa técnica que tem sido adotada pelos produtores rurais de todo o mundo é fundamental. É importante destacar que não são apenas as grandes fazendas que estão investindo nos equipamentos e nas tecnologias que acompanham a AP, produtores pequenos que fazem uso dela melhoram o desempenho da propriedade escalando a eficiência produtiva e maximizando seus ganhos.

Neste texto, vamos apresentar a agricultura de precisão, quais são os equipamentos e as tecnologias usados e todas as vantagens que ela pode proporcionar para a sua propriedade. Confira!

O que é agricultura de precisão?

Quando você ouve falar sobre a agricultura de precisão, logo pensa em tecnologia, correto? Mas, embora ela seja fundamental na parte técnica, não se trata somente disso. A principal característica da AP é entender as diferenças dos solos. Compreender este fator, ajuda gerenciar de forma mais eficiente a lavoura.

Essa diferença diz respeito ao solo das áreas plantadas. Ou seja, existem diversas características de nutrientes presentes nesse solo, pragas, relevo, temperatura, entre outras informações que devem ser consideradas para que o produtor não desperdice os seus insumos.

Além disso, com a agricultura de precisão, o meio ambiente é menos impactado. Os reflexos negativos são reduzidos com o uso da terra da maneira correta. Gerando assim, ganhos maiores aos produtores e menor impacto ao meio ambiente.

Com os equipamentos e as tecnologias disponíveis, é possível identificar os pontos exatos com deficiência nutricional, por exemplo, e aplicar os insumos de maneira adequada, no lugar exato, no momento ideal e na dose certa. Assim, o manejo é potencializado, havendo um maior controle sobre a plantação.

Diferenças da AP para o manejo convencional

No manejo convencional, o produtor trabalha sem nenhuma informação, ou seja, trabalha com uma possibilidade enorme de erros pois as aplicações são feitas através de uma média estimada, acreditando que isso dará resultado. Desta forma, o produtor acaba afetando o desempenho em produtividade e rentabilidade, pois com isso existe uma taxa maior de desperdícios jogando pra cima os custos de produção.

Com o uso do portifólio de soluções da AP, o cenário é exatamente o contrário do exposto acima. Atualmente temos o que chamamos de tecnologia embarcada em diversas máquinas e equipamentos como as plantadeiras que permitem fazer plantio em taxa variável, pulverizadores que permitem aplicar defensivos em taxa variável, adubadores que permitem aplicar fertilizantes em taxa variável, toda essa tecnologia está disponível quando se usa AP. Ao usar todas essas ferramentas e soluções da agricultura de precisão, o produtor se torna muito mais assertivo, trabalha com um nível de planejamento altíssimo, começa aumentar a produtividade com sustentabilidade econômica, pois passa a usar os recursos de forma mais eficiente, além de usufruir do solo na sua capacidade máxima de entrega.

Com o solo entregando o máximo em relação à fertilidade e o operacional estando a favor, com certeza os resultados da fazenda serão os melhores.

Quais são os principais equipamentos usados na AP?

A agricultura de precisão não é somente para reduzir custos para o produtor. Ela visa também o aumento de produtividade da lavoura. Isso porque faz uso de máquinas inteligentes e de softwares que ajudam na gestão da fazenda.

A AP faz uso de máquinas, softwares, IoT (Internet das Coisas) e vários outros recursos tecnológicos para proporcionar o melhor ao produtor rural. Confira alguns equipamentos que são usados:

  • tratores, adubadoras, colhedoras e pulverizadores orientados por GPS;
  • softwares de controle de maquinários;
  • drones para a captação de imagens da propriedade;
  • telemetria para analisar o desempenho das máquinas;
  • sensores para identificar as características do solo.

Quais são as vantagens para o produtor?

As vantagens da AP são bem claras. Como já falamos, ao investir na agricultura digital, o produtor rural percebe:

  • o aumento da sua produtividade;
  • a redução de custos com a produção;
  • um maior controle das pragas;
  • a redução de riscos durante o manejo das atividades;
  • maior eficiência na tomada de decisões para a sua propriedade;
  • melhor controle das fases da sua produção de maneira mais prática com o uso de equipamentos informatizados;
  • menor impacto ao meio ambiente.

Claro que a implementação da agricultura de precisão nas propriedades, gera um investimento inicial com a aquisição de maquinário especializado e softwares, no entanto, este é um investimento que se paga em poucas safras. Uma alternativa para começar a adotar a AP em sua fazenda, é ir investindo aos poucos nestes novos maquinários que irão lhe auxiliar a ter uma maior rentabilidade.

Quais são as dificuldades e as expectativas para o futuro?

As principais dificuldades para a implementação da agricultura de precisão nas lavouras são o alto investimento dos equipamentos, como dito, e as barreiras que alguns produtores ainda encontram ao solicitar o crédito rural. Com isso, a aquisição e a abrangência da AP, em larga escala, entre as pequenas propriedades podem demorar mais alguns anos.

No entanto, a expectativa geral é de uma grande evolução para os próximos anos. Afinal, a tecnologia não para de progredir e acredita-se que, no futuro, a automação das máquinas será maior, além de haver mais equipamentos trabalhando em conjunto para melhorar o desempenho da lavoura.

Como você pôde ver, a agricultura de precisão é muito importante para o desenvolvimento de uma lavoura. Por meio dela, várias atividades são otimizadas, além de ela ajudar no aumento da produtividade. Por isso, é importante que você, produtor rural, entenda as suas necessidades e invista no maquinário e nas tecnologias que vão auxiliá-lo a alavancar a sua propriedade e torná-la mais competitiva no mercado.

Este post foi útil? Baixe nosso Infográfico sobre Crédito para Produtor Rural e confira os demais posts do nosso blog!

Como Funciona o Crédito para o Produtor Rural?

Garanta agora mesmo este material e compartilhe com quem precisa dele!

Gestão Financeira, Gerencial e Fiscal para produtores rurais

Com o SCADIAgro Software de Gestão, você pode controlar os custos de suas atividades de forma integrada, atendendo às necessidades de controle financeiro, gerencial (custos e resultado) e fiscal.

Agende uma apresentação

Já estamos presentes na maior parte do território nacional.
A SCADIAgro já atende os estados do Rio Grande do Sul, Paraná, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Goiás, Minas Gerais, Maranhão, Bahia, Tocantins, Pará e Piauí.

Mande sua mensagem para nós que um de nossos consultores em breve entrará em contato com você:

Artigos relacionados

Confira os conteúdos relacionados a esta solução que preparamos especialmente para você:

Aqui estão 3 maneiras fáceis de se preparar para a Nota Fiscal Eletrônica em 2024

Produtor Rural, você precisa começar a usar a Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) em 2024. Isso pode parecer difícil, mas eu...
Sem categoria
Gestão Rural #47

Eco Do Passado

Neste episódio da série Gestão Rural, conversamos com o Antônio da Luz, sobre dificuldades financeiras por conta da quebra de...
Boas práticas
Gestão Rural #46

Um olho no peixe, outro no gato!

Neste episódio da série Gestão Rural, conversamos com a Marina Piccini, sobre a importância de compreender as particularidade do agronegócio...
Boas práticas

Agende uma apresentação

Preencha o formulário de contato abaixo agendar uma apresentação:

      Entre em contato conosco

      Preencha o formulário de contato abaixo para entrar em contato conosco:

          Agradecemos pelo seu interesse!

          Para fazer o download deste material em formato PDF, clique no botão a seguir:

          O seu material será enviado por e-mail. Caso não apareça em sua caixa de entrada, verifique as mensagens de SPAM e aproveite para classificar nossos e-mails “@scadiagro.com.br” como seguros.

          Agradecemos pelo seu interesse!

          Para fazer o download deste ebook em formato PDF, clique no botão a seguir:

          O seu e-book será enviado por e-mail. Caso não apareça em sua caixa de entrada, verifique as mensagens de SPAM e aproveite para classificar nossos e-mails “@scadiagro.com.br” como seguros.