Onde pode ser encontrado?
- Módulo Contabilidade > Relatórios > Operações no Período
Como funciona o relatório
Mostra todos os lançamentos separados por lote em determinado período, onde informa no final de cada lançamento o total de débitos e créditos, podendo também filtrar os lançamentos feitos por um usuário em específico.
Abaixo pode-se visualizar os filtros do relatório e após terá a explicação de como cada um impacta na emissão do relatório:
Configurações do relatório
- Todas as contas: Quando selecionada, desativa os campos “conta inicial” e “conta final”, e determina que o relatório será gerado com todas as contas contábeis cadastradas;
- Parcial: Se selecionada, disponibiliza os campos “conta inicial” e “conta final” para ser inserido qual será o grupo de contas que o relatório vai utilizar, marcando a opção Usar Código Reduzido você vai informar as contas por este código (o que aparece no final do nome de cada conta) e não pelo código extenso (código descrito na frente do nome da conta).
Após configurarmos quais contas iremos buscar, será definido qual será o período de tempo do relatório, preenchendo data de operação inicial e final.
Em seguida, escolhemos o proprietário ou deixamos em branco, lembrando que, ao deixar o campo proprietário o relatório será gerado para todos os proprietários ainda podendo escolher se quer agrupar dados por lançamento, em seguida selecionar qual usuário realizou o lançamento.
Terá a opção de visualizar/ordenar o relatório de duas formas:
- Data de Operação: considerando efetivamente a data que foi incluído o lançamento no sistema, nesta opção ao visualizar o relatório aparece uma coluna no canto direito onde informa a “data” que seria a data informada no lançamento;
- Data de Lançamento: data informada no lançamento;
Apresentação das informações no relatório
- Data da operação: refere-se a data que o lançamento foi inserido no sistema;
- Lote: através do lote consegue-se identificar se o lançamento foi realizado através de exportação (lotes que iniciam em 90.000) ou foi lançado diretamente na contabilidade (lotes de 1 a 89.999);
- Item: refere-se ao item que consta no lançamento de pagamento/recebimento para conseguir identificar à qual lançamento está sendo gerada as informações para melhor análise;
- Conta: refere-se a conta informada no lançamento;
- Descrição: descrição da conta informada no lançamento;
- Histórico: refere-se ao histórico informado no lançamento;
- Valor: refere-se ao valor do documento;
- Data: refere-se a data informada no lançamento.