Você sabe o que é sustentabilidade rural? Esse conceito em um pensamento rápido está relacionado com o meio ambiente. Porém, vai além disso. Os seus pilares são: meio ambiente, social e governança corporativa.
A sustentabilidade corresponde ao conjunto de ações para o desenvolvimento econômico e inteligente da atividade rural. Entenda, neste material, a relação entre ela e a economia.
Qualidade da produção
Produtos desenvolvidos considerando os pilares da ESG apresentam, perante o mercado, mais qualidade. Logo, eles se tornam mais competitivos, fazendo com que seu valor seja maior.
Processos mais ágeis
Uma das frentes da sustentabilidade rural é a transformação digital. Com o auxílio da Agricultura 4.0 você automatiza rotinas e reduz custos operacionais, aumentando sua performance na lavoura.
Custos mínimos
Não é só a tecnologia no campo que impacta positivamente a economia da sua fazenda. A implementação de métodos de produção ágeis e guiados a dados levam a sua performance financeira a resultados extraordinários, aumentando sua rentabilidade.
Mais exportações
A sustentabilidade rural é uma boa prática de gestão no agronegócio que destaca os produtos brasileiros no mercado internacional. A melhora na qualidade do grão atrai investidores e compradores estrangeiros.
A consequência disso é o estímulo à balança comercial favorável, podendo refletir positivamente até na inflação. Interessante, não é verdade? Investir na sustentabilidade no campo é um dos caminhos para a recuperação da economia brasileira e sucesso da sua fazenda.
Se você gostou deste material sobre sustentabilidade econômica rural, compartilhe-o nas suas redes sociais!
Esse post foi útil para você? Então baixe agora o Infográfico sobre Planejamento Estratégico Rural!