A necessidade do produtor rural em reconhecer a fazenda como um negócio, mostra a necessidade de conhecer o mercado e de fazer gestão, para otimizar seus recursos e elevar da sua competitividade.
Parte da competitividade do produtor ocorre por meio de uma eficiente aquisição de insumos e maquinários.
Essa visão de negócio, cada vez mais frequente entre os produtores, impacta na tomada de decisão e no comportamento de compra do produtor rural. Para realizar um pedido de compra com eficiência, é necessário percorrer 10 passos, os quais iremos demonstrar:
- Principais Informações do Cadastro do Fornecedor
- Principais Informações do Cadastro do Produtor
- Principais Informações do Cadastro do Produto
- Como apropriar o custo?
- Como controlar os prazos de pagamentos?
- Como contabilizar um pedido de compra?
- Como controlar compras em outra moeda?
- Como fica o custo médio dos produtos comprados em outra moeda?
- É importante controlar as entregas?
- No final quais dados são importantes analisar?
Para cadastrar o fornecedor é importante ter as informações de contato e dados cadastrais, de cada fornecedor para possibilitar iniciar o controle de compra de uma forma efetiva. Sobre o produtor, ele precisa entregar inúmeras obrigações fiscais, tornando-se obrigatório informações cadastrais dos sócios/produtores.
Outro fator importante na realização do pedido de compra, é a apropriação do custo, ou seja, para onde vai essa despesa? Essas questões e outras geram impacto significativo no custo de produção.